SOUNDS OF FABR #7 – CONFERÊNCIA NORDESTE-SUL DA BFA!

SOUNDS OF FABR #7 – CONFERÊNCIA NORDESTE-SUL DA BFA!

Olá, Luluzinhas!

O torneio da BFA não para, e os jogos estão mais disputados do que nunca, hein! Estamos aqui para mais um Sounds of FABR diferenciado com os sons da Conferência Nordeste da Liga Brasileira de Futebol Americano!

Na semana passada, o Grupo Norte teve seu destaque, e pra fechar esse Sounds of FABR com estilo, o Grupo Sul da Conferência Nordeste que tá bem arretado, visse!

Diretamente de João Pessoa, temos o João Pessoa Espectros. Do estado do Pernambuco dois representantes – Recife Mariners e Recife Pirates. E da Bahia, diretamente de Salvador, o Cavalaria 2 de julho FA.

Os mitos da música

Na semana passada, o Sounds já falou de dois paraibanos maravilhosos, Zé Ramalho e Chico César. Ainda no tom regional da coisa, temos a Elba Ramalho, que tem como apelidos a “Madonna do Agreste” e “Tina Turner do Sertão” cantando aquela mistura de sons tipicamente nordestinos, como o Xote, o Forró, o Frevo, o Maracatu e a MPB.

Sua carreira tem mais de 35 anos e muitos sucessos como Ciranda da Rosa Vermelha e Entre o Céu e o Mar. Ela já ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras em 2009, por Balaio de Amor.

O vocalista do grupo Os Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna, é original de João Pessoa. O cantor icônico de singles como Meu Erro, Óculos, Ela Disse Adeus e O Calibre também teve uma carreira solo, cantando a maravilhosa Mr. Scarecrow com Cássia Eller.

Ele passou por uma tragédia pessoal em 2001, quando o ultraleve que estava pilotando caiu no mar em Angra dos Reis, perdendo sua esposa no acidente. Ele tornou-se paraplégico, mas isso não o impediu de prosseguir com sua carreira.

 

Chegou a hora de falar do Pernambuco, estado que também faz parte da minha descendência. Este que há uma grande variedade de sons e misturas, não se resumindo apenas ao frevo!

O Maracatu Atômico da Nação Zumbi e do finado Chico Science marcou história na música brasileira, com os singles Manguetown e Da Lama Ao Caos. São eles os principais nomes do manguebeat, movimento que mistura sons regionais como maracatu, hip hop, rock e música eletrônica, no país!

O Mundo Livre S/A é um grupo original de Recife que surgiu em 1984 e sabe misturar o samba, o rock e o Manguebeat (vide o Nação Zumbi que acabamos de comentar!) com maestria. Eles também revelaram o percursionista Otto, que segue em carreira solo até hoje.

Outro grande nome vindo do Pernambuco é o Lenine, cantor e compositor multifacetado que flerta com o MPB, o Blues e até mesmo o Manguebeat. Ele já venceu cinco Grammy Latinos e é um dos artistas mais conceituados na MPB brasileira.

Pra fechar com animação, a Bahia nossa que sempre alegra o povo com o segundo Carnaval mais famoso do país e o legado de Dodô e Osmar em seus trio elétricos.

Se falamos de Bahia, associamos automaticamente ao Axé. E quem é a artista mais famosa do gênero atualmente? Ivete Sangalo. A cantora é considerada a Rainha do Carnaval, mas a “Veveta” não fica apenas no axé: ela também flerta com o reggae e o pop.

A jurada do The Voice Kids brasileiro tem três troféus do Grammy Latino e quarenta troféus Dodô e Osmar – premiação anual aos artistas e bandas de maior repercussão no carnaval soteropolitano… Pouca coisa né?

Por outro lado, a Bahia não é só axé, tem muito rock n roll também: tá aí a Pitty pra provar pra gente! A cantora, nascida Priscilla Novaes Leone, lidera uma das bandas mais importantes do cenário rock contemporâneo do país. A cantora, feminista ferrenha (o que é muito bacana <3), já lançou quatro discos e quatro DVDs, e também já trabalhou como atriz e agora irá apresentar o programa Saia Justa, no GNT.

Pitty – Me Adora (Videoclipe Oficial)

Dirigido por Ricardo Spencer. Chiaroscuro – Lançamento oficial dia 11 de Agosto. Baixe no iTunes: http://bit.ly/1xLV4Bd www.pitty.com.br www.deckdisc.com

Não deixem de seguir a nossa playlist totalmente brasileira e maravilhosa no Spotify!

Siga também o NFL Luluzinha Club no Spotify, quem sabe lá tem alguma outra playlist que você goste?

Um abraço e até a próxima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *