SOUNDS OF FABR #6 – CONFERÊNCIA NORDESTE-NORTE DA BFA!

SOUNDS OF FABR #6 – CONFERÊNCIA NORDESTE-NORTE DA BFA!

Olá, Luluzinhas!

A BFA não para e os jogos estão cada vez mais emocionantes, não é mesmo minha gente? Nesta semana, o nosso Sounds of FABR traz um gingado e um sotaque diferenciado com os sons da Conferência Nordeste da Liga Brasileira de Futebol Americano!

Assim como a Conferência Sudeste, existem duas divisões dentro dela: O Grupo Norte e o Grupo Sul. E hoje, o Norte ganha destaque (não estou falando de você, Jon Snow #GameofThronesReferences)!

Os times que se encontram nesse grupo são o Ceará Caçadores, de Fortaleza; dois representantes do Rio Grande do Norte, o Bulls Potiguares de Natal e o Ufersa Petroleiros, de Mossoró… E pra finalizar, a Tropa Campina, diretamente de Campina Grande, na Paraíba.

Venho novamente pra quebrar paradigmas, afinal de contas, quando a gente fala de Nordeste só se associa ao forró, axé e sons regionais. Mas nosso país tem tanta variedade cultural que dá pra achar banda de rock e alternativa nessa região!

Quem se lembra daquela música que pirou o cabeção da galera lá no início dos anos 2000? A banda O Surto surgiu em 1994 em Fortaleza, e está na ativa até hoje, depois de diversas mudanças de formação do grupo. Em 2001, A Cera, o single de maior sucesso da banda até hoje, foi a música mais executada nas rádios daquele ano. Eles fizeram até um tour internacional, participando de alguns shows no Japão, mas desde a mudança de formação, a banda não foi mais a mesma.

Outro cearense que está bombando nas rádios brasileiras nos últimos anos é aquele que a gente clama nos shows: “Vai, Safadão!”. Wesley Oliveira da Silva, o Wesley Safadão, começou sua carreira em 2003 como vocalista do grupo Garota Safada, e começou sua carreira solo em 2015, lançando diversos hits tanto no forró quanto no sertanejo, vide Meu Coração deu PT, Camarote, Aquele 1% e a parceria do cantor com Nego do Borel e Anitta, Você Partiu Meu Coração. Dispensa qualquer outra apresentação, né não?

Diretamente do Rio Grande do Norte, a banda com o nome mais curioso do Brasil: Plutão Já Foi Planeta. Eles surgiram em 2013 em Natal, e ganharam fama participando da terceira temporada do reality show SuperStar, da Rede Globo. Eles têm um som pop alternativo bem peculiar, com algumas influências de fora.

Outras duas artistas do Rio Grande do Norte que surgiram em reality shows são Marina Elali e Roberta Sá. Ambas surgiram de temporadas diferentes do finado reality show FAMA, lá na década de 2000. Marina Elali é conhecidíssima pelos temas de novela da Rede Globo, como One Last Cry, da novela Páginas da Vida, e Você, da novela América. Ambas as canções ganharam muita atenção pela voz doce de Marina, e tocaram muito nas rádios.

Já a Roberta Sá se enveredou na MPB e ama misturar o samba e a bossa nova em suas canções – sua primeira canção de sucesso foi A Vizinha do Lado, regravação de Dorival Caymmi para a novela Celebridade. Desde então, ela lançou cinco discos, sendo que um deles alcançou o disco de ouro, por ter mais de 50 mil cópias vendidas.

Diretamente de Catolé do Rocha, na Paraíba, o Chico César é um dos maiores cantores e compositores do país, e já fez de tudo um pouco: já trabalhou como jornalista (sua formação) e também já foi secretário da Cultura do estado da Paraíba de 2011 a 2014.

Seu primeiro sucesso, e o mais conhecido, foi Mama África, lançado em 1996, com o videoclipe que marcou tanto pro bem (vencendo o prêmio de melhor clipe de MPB no finado Video Music Brazil da MTV) quanto pro mal (o videoclipe foi um dos mais icônicos que participou da Pérola Videoclíptica, quadro do programa Piores Clipes do Mundo (#saudadeseternas).

Chico César – Mama África

Clipe oficial da música “Mama África” de Chico César, álbum “Cuscuz Clã”. Gravadora: MZA Music Baixe no iTunes: https://itunes.apple.com/br/album/mama-africa/id312000418?i=312000441

Um dos nomes mais conhecidos da MPB, Zé Ramalho tem mais de 40 anos de carreira e muita influência na música brasileira. Ele já foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de MPB, e até já participou do Rock In Rio cantando com o Sepultura em 2013, num dos shows mais elogiados daquele ano. É ou não é um mito brasileiro?

Não deixem de seguir a nossa playlist totalmente brasileira e maravilhosa no Spotify!

Siga também o NFL Luluzinha Club no Spotify, já temos diversas playlists que agradam de gregos a troianos, tenho certeza que vocês vão amar!

Semana que vem, continuamos na Conferência Nordeste com o grupo Sul, encerrando a BFA com estilo!

Um abraço e até a próxima semana!

One thought on “SOUNDS OF FABR #6 – CONFERÊNCIA NORDESTE-NORTE DA BFA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *