SEMIFINAL: FEMININO BRASILEIRO DE FA

SEMIFINAL: FEMININO BRASILEIRO DE FA

Semifinal do Feminino Brasileiro de FA

Já estamos na reta final do Campeonato Feminino Brasileiro de FA. A última partida decisiva para o final da competição aconteceu em Sinop – MT, no sábado (28).

SINOP COYOTES 00×20 FLUMINENSE CARIOCAS

Feminino Brasileiro de FA
Foto: Agência Kadosh/Gefferson S. Folletto

No estádio Gigante do Norte, tivemos um confronto e tanto. De um lado as campeãs de 2016, que contaram com o “diferencial” casa.  Do outro, as bicampeãs vindas diretamente do Rio de Janeiro. As equipes souberam reconhecer o potencial de cada uma ali. Afinal, havia três títulos em campo.

Foi um jogo que pôs em prova o físico do Fluminense Cariocas. O elenco contou apenas com 16 meninas, que revezaram o jogo inteiro entre ataque, defesa e time especialista.

O ataque mato grossense concretizou boas jogadas e conseguiu alguns avanços. A defesa adversária soube fazer boas marcações e blitzes, impossibilitando as jogadas ofensivas de serem postas em prática. A recuperação de um fumble e uma interceptação da defesa ajudaram o time ofensivo carioca a terem maior posse de bola.

A QB realizou bons passes e as RBs fizeram grandes corridas. E mais uma vez a linha ofensiva do Fluminense foi um destaque. Bloqueando o front seven e dando segurança para as suas backs fazerem seu trabalho.

Mas a defesa de Sinop não facilitou as coisas. A pressão da linha em cima da QB foi grande, e por muitas vezes dificultou a execução das jogadas.

Ambos os times fizeram boas campanhas e mostraram que entendem do esporte. Mas alguns detalhes sempre fazem a diferença. E nesse caso, fizeram a diferença para o time do Rio de Janeiro, que saiu vitorioso.

Complicações durante a terceira rodada

Na partida do dia 16 de setembro, a equipe do Big Riders FA alega que uma atleta da equipe foi vítima de um suposto crime de injúria racial cometido por outra atleta do Fluminense Cariocas. O comitê do Campeonato Feminino Brasileiro de FA após decisão unânime, resolveu punir o time com uma multa com valor a ser definido, e a suspensão da atleta responsável. Você confere a seguir o posicionamento do comitê, na íntegra.

“Após a partida entre Fluminense Cariocas e Big Riders F.A., no dia 16 de setembro último, foi apresentada denúncia – válida – de injúria racial. Com a apuração dos fatos e provas do ocorrido, foram dados uma série de prazos para que a equipe acusada tivesse direito de resposta. Tais prazos foram sempre descumpridos e a equipe acusada permaneceu em silêncio. O Comitê Gestor do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano decidiu, então, POR UNANIMIDADE, punir com a ELIMINAÇÃO a equipe FLUMINENSE CARIOCAS da edição 2017 do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano. No entanto, tendo em vista o máximo interesse deste Comitê, que é a completude o campeonato e o fomento ao futebol americano feminino no país, que nenhuma das equipes até então desclassificadas teria condições de voltar à competição e atendendo ao apelo do Fluminense Cariocas, que decidiu manifestar-se somente então, a PUNIÇÃO foi CONVERTIDA em MULTA PECUNIÁRIA, ainda em discussão no Comitê Gestor, quanto a valores e prazos para pagamento, e em SUSPENSÃO da ATLETA ACUSADA. A decisão de conceder esta segunda chance ao Fluminense Cariocas NÃO FOI UNÂNIME, tendo em vista que, durante toda esta temporada, o Fluminense Cariocas vem descumprindo recorrentemente diversos artigos do regulamento – razão pela qual foi punida com o AUMENTO do saldo de PONTOS SOFRIDOS, primeiro critério de desempate desta competição – bem como deixando a desejar em muitos aspectos, que embora não sejam puníveis pelo regulamento, são completamente condenáveis pelo Comitê Gestor, estando muito aquém da organização trazida por todas as demais equipes. O Comitê Gestor lamenta que a situação tenha chegado a tal ponto e pede desculpas ao público do Campeonato por tal, mas a integridade do campeonato fica em primeiro lugar para este Comitê.” 

 A equipe Fluminense Cariocas publicou sua resposta também. Confira:
“O Cariocas Futebol Americano vem a público esclarecer qualquer mal estar causado aos adversários, membros do comitê e demais torcedores que nos acompanham e incentivam nosso esporte. Nos quatro anos de nossa história, sempre adotamos uma postura de respeito ao próximo e jogo limpo acima de tudo. O futebol americano, assim como outros esportes, apresenta culturalmente diversas questões sobre o “trash talk” (provocações durante o jogo) que são permitidas. Porém queremos deixar claro que qualquer provocação advinda da nossa equipe que seja considerada desrespeitosa, seja para adversário, torcida, ou qualquer outra pessoa, será devidamente punida internamente de acordo com a gravidade do ocorrido. E nos desculpe se caso alguém já tenha se sentido ofendido algum dia, nunca foi nossa intenção. Além de adversários, sempre prezaremos pelo respeito e pelas grandes amizades que fizemos no esporte.  À fim de evoluir o futebol americano, mantemos sempre nossas portas abertas a receber todos e fazer com que todos se sintam parte do time. Desde o início, tivemos em nosso elenco, atletas e ex-atletas de outros times de todo o Brasil, além de sempre contar com equipes masculinas para ajudar na evolução do nosso time e do esporte. Nos nossos dois últimos jogos, contamos com diversas dificuldades com a estrutura e logística dos campos, não conseguindo cumprir com as exigências de marcação de campo, qualidade de filmagem, entre outros. E entendemos que esses erros sejam passíveis de punição pelo nosso regulamento. Pedimos nossas mais sinceras desculpas, por tão ter conseguido manter o nível de organização e transmissão que foram estabelecidos em regulamento. Comprometemo-nos em solucionar todos os quesitos no futuro e fazer um grande espetáculo para todos dentro e fora de campo. “

Final do Campeonato Feminino Brasileiro de FA

O torneio já está a um jogo de acabar. A final será “clássica” e disputada entre duas equipes fortes e experientes, que possuem uma rivalidade antiga. A final será entre Big Riders e Fluminense Guerreiras. Continue acompanhando o Luluzinha Club, para saber tudo sobre o campeonato!

Até a próxima ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *