RYAN SHAZIER SOFRE LESÃO SÉRIA NO MNF

RYAN SHAZIER SOFRE LESÃO SÉRIA NO MNF

O Monday Night Football começou de forma tensa na última segunda-feira (5). Linebacker do Pittsburgh Steelers, Ryan Shazier, aterrorizou companheiros de equipe, espectadores, comentaristas e até jogadores do time adversário quando foi ao chão e não se levantou após dar um tackle no wide receiver do time de Cincinatti, Josh Malone.

O motivo de tanta preocupação foi porque, logo após o impacto, Shazier levou a mão à região da coluna lombar. Enquanto estava no chão, o próprio jogador aparentemente testou suas funções de mãos e braços. Mas a maior preocupação estava no fato de ele não conseguir mexer as pernas.

Ryan Shazier foi retirado de campo com um estabilizador de coluna e levado diretamente para um hospital local para realizar os exames necessários. Haviam preocupações reais sobre o quadro apresentado. As informações que vieram na sequência não foram muito animadoras. Ele tinha sido encaminhado para um centro de trauma grau 1, que é considerado o mais sério, para ser avaliado.

Explicando um pouco das possibilidades da lesão

O fato de Ryan Shazier não ter sensibilidade nas pernas e também não conseguir movimentá-las deixou no ar uma possibilidade de lesão medular. Por ele ter levado a mão na região lombar, aumentou mais ainda essa expectativa.

Veja no vídeo abaixo o momento do tackle.

A imagem do impacto não é tão aterrorizante quanto algumas que já aconteceram nesta temporada. Porém, o fato de Shazier estar com a perna direita esticada apoiada no campo, e receber o impacto no ombro direito, levava a crer que a possível lesão medular pudesse ter sido por conta de uma fratura do corpo vertebral, de pedículo, ou do processo transverso de alguma vértebra.

Ryan Shazier
Anatomia de uma vértebra lombar.

Por que uma fratura em algum desses três lugares seria mais preocupante do que em qualquer outro ponto da vértebra? A resposta é simples: o forame vertebral é onde se aloja a medula espinhal, portanto, uma fratura em qualquer um desses três pontos afetaria facilmente a medula.

Mas as últimas notícias foram animadoras…

Para o alívio de todos, Shazier passou por exames de Raio-X e Ressonância Magnética e a lesão de medula não foi constatada. Ele já voltou a ter sensibilidade nas pernas e um leve movimento de extremidades. Mesmo o quadro estando com um bom prognóstico, ainda assim é preocupante.

O tratamento está sendo para o quadro de “Concussão Medular” (nas palavras dos médicos especialistas), pois a sensibilidade só retornou e os movimentos começaram a aparecer devido ao inchaço medular ter sido reduzido. Quando o quadro estiver estabilizado pela redução do inchaço, ele será diagnosticado de fato.

Ian Rapoport nos traz as últimas notícias de que Ryan Shazier mostrou sinais promissores nesta manhã apresentando movimentos nas extremidades. Porém, as próximas 24-48 horas serão a chave para uma boa recuperação.

E, por mais que ele tenha sido levado para um centro de trauma grau 1, Shazier não precisará de cirurgia, o que também é um fato animador. Seu retorno para Pittsburgh aparentemente será realizado na quinta feira (7), pois mesmo com melhora, ele precisará ficar em observação por pelo menos 24 horas.

Enquanto isso…

Logo após o final do jogo, Antonio Brown foi até o seu perfil oficial no Twitter para desejar as melhores vibrações possíveis para o companheiro de time.

“Rezando para o meu irmão @RyanShazier”

Esperamos que ele se recupere 100% e que tudo isso não tenha passado de um susto. Estamos aqui torcendo para isso. As outras lesões (infelizmente foram várias) da semana 13 você pode conferir aqui.

Por maiores que sejam as rivalidades, nunca é legal ver um jogador se lesionando feio.

Melhoras, Shazier! =)

<3

One thought on “RYAN SHAZIER SOFRE LESÃO SÉRIA NO MNF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *