RESUMO FABR – REGIÃO SUL

A bola oval tem esquentado o clima no Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, a semana 11 teve apenas um jogo mas, em Santa Catarina, já temos definições no grupo A e primeira vitória na história de um time catarinense. E no paranaense a semana foi de folga.

CATARINENSE

Com os resultados do final de semana, a disputa pelas vagas no playoffs está mais acirrada. O grupo A já tem seus dois finalistas, já no grupo B só conheceremos os classificados para os playoffs.

No sábado (13) em Joinville, a equipe da casa Joinville Gladiators recebeu o Itajaí Dockers. O Gladiators buscava sua segunda vitória no campeonato, enquanto o Dockers jogava pela sua primeira vitória. E quem levou a melhor foi a equipe de Itajaí, anotando 20 pontos, enquanto o time dos Gladiators não marcou pontuação. Com este resultado, o grupo B só terá seus finalistas definido na última rodada da fase regular, quando Jaraguá Breakers e São José Istepôs serão responsáveis pela classificação final da chave. Teoricamente, o Breakers já estaria classificado (com duas vitórias), mas como nosso esporte só é definido no apito final, teremos que esperar.

Black Hawks x Miner. Overtime do FA
Black Hawks x Miner. Foto: Overtime do FA

No domingo (14), o grupo A conheceu seu segundo classificado para os playoffs. O Timbó Rex já estava classificado, e a segunda vaga foi disputada entre Miners e Gaspar Black Hawks. E quem garantiu a vaga foi o Black Hawks, que conquistou 28 pontos e sofreu 6 do Miners. E os dois classificados aguardam para conhecer o próximo adversário, que será definido no domingo (21), em Jaraguá do Sul.

Dockers vs Gladiators. Foto: Overtime do FA
Dockers vs Gladiators. Foto: Overtime do FA

GAÚCHO

No Rio Grande do Sul, o final de semana foi mais tranquilo, com a realização de apenas uma partida. A equipe de Porto Alegre Pumpkins enfrentou Carlos Barbosa Ximangos.

Pumpkins vs Ximangos. Foto: divulgação Pumpkings
Pumpkins vs Ximangos. Foto: divulgação Pumpkins

Pumpkins levou a melhor sob os Ximangos, com placar de 43 x 0. No próximo final de semana, o campeonato entrará na sua décima terceira semana, penúltima semana da fase regular. No sábado (20), o confronto sera entre o Santa Maria Soldiers contra o Porto Alegre Gorillas. E no domingo (21), a rodada será dupla, com jogos entre Ijuí Drones contra o Santa Cruz Chacais e Bulldogs FA enfrentará o Bento Gonçalves Snakes.

E uma nota de esclarecimento da Federação Gaúcha, referente ao jogo entre Bento Gonçalves Snakes e Porto Alegre Pumpkins, foi publicada com a decisão da equipe de Bento Gonçalves em relação ao ocorrido.

Foi informado publicamente o ocorrido, a falta de iluminação no campo, que acarretou o encerramento da partida, e esclarecido que a FGFA seguiu o regulamento à risca, e com a decisão final, ficou defindo que a vitória ficou com a equipe do Pumpkins. Confira abaixo a nota da federacão:

NOTA OFICIAL

“A partida entre Bento Gonçalves Snakes e Porto Alegre Pumpkins, realizada em Bento Gonçalves, foi interrompida no terceiro quarto, em razão da ausência de iluminação própria para haver condições de jogo. O jogo como tal foi suspenso. O regulamento da competição estipula a necessidade de continuação de partidas que sejam suspensas, neste caso por não ter 3/4 decorridos.

Existe uma instrução às equipes, mediante um documento que orienta os mandantes do campeonato, de que os jogos que ocorram em campos sem iluminação artifical devam ser iniciados cinco horas antes do horário previsto do pôr-do-sol. É sabido que existem casos que não respeitam essa indicação, mas cabe à equipe mandante providenciar maneiras de que a partida transcorra da melhor forma dentro do período de iluminação natural.

Foi constatado que haviam problemas estruturais no campo da equipe do Snakes, assim como o confronto foi agendado para um horário posterior ao habitual das outras partidas. A equipe do Snakes foi julgada responsável pela inadequação da estrutura, pelo horário de início da partida e por fornecer condições que acabaram acarretando na eventual suspensão do jogo. Desta forma, foi declarado que a equipe do Snakes deveria arcar com os custos comuns de continuação da partida e também com os custos de transporte da equipe visitante. A data de continuação do confronto foi estipulada. A equipe do Snakes solicitou a não continuação deste jogo. Com isso, foi declarado o encerramento da partida.

Foi declarado, ainda, que a equipe do Snakes, desta forma, deu razão à não continuação da partida (Art. 203 – CBJD), valendo assim a punição com a vitória da partida sendo revertida para a equipe do Pumpkins. A multa foi estipulada de acordo com o mesmo artigo, levando em consideração os custos que teriam sido necessários serem gastos pela equipe mandante para ter dado prosseguimento na partida na primeira oportunidade, como o aluguel de uma segunda ambulância. A multa, por iniciativa do Snakes, será revertida pra a causa Ame o Tutu Bolinha. Tutu é filho do jogador Wagner Weber, do Porto Alegre Pumpkins, e sofre de uma atrofia grave”.

A equipe de Bento Gonçalves também soltou nota oficial a respeito da sua decisão, explicando que ela foi tomada levando em consideração a saúde financeira da equipe e de seus atletas, que teriam que arcar com os custos do novo confronto, bem como dos gastos da equipe adversária com deslocamento/acomodação. A multa estipulada foi de R$800,00. O comunicado oficial da equipe você pode ver aqui.

Até a próxima semana <3

Deixe uma resposta