PRÉVIA MNF: ATLANTA FALCONS X TAMPA BAY BUCCANEERS

PRÉVIA MNF: ATLANTA FALCONS X TAMPA BAY BUCCANEERS

O Monday Night Football que fecha a semana 15 da NFL é um duelo da NFC South. O Falcons (8-5) visita o Bucs (4-9) brigando pela vaga de wildcard nos playoffs da conferência. Vamos para a prévia de Atlanta Falcons x Tampa Bay Buccaneers para ver quais são as chances de cada time.

O que está valendo?

Caso vença a partida, a equipe de Matt Ryan encaminha uma boa vantagem para a vaga na pós-temporada. Quem está na briga pela vaga são Lions e Seahawks, ambos com a campanha 8-6. Ganhar significaria uma vitória de vantagem. Mas ainda há o fato de o Falcons jogar as últimas duas partidas da temporada regular contra Panthers e Saints, que também estão no cenário de jogos de janeiro. O time depende apenas de si e o jogo de hoje pode aliviar muito o ambiente para o final da temporada.

Pelo lado do Bucs, não foi uma temporada fácil, ainda mais caindo na divisão mais competitiva da Liga. Para a equipe, resta saber qual será sua posição do draft (e mesmo nisso há chances de não entrar nas cinco primeiras posições). O Bucs deve vender caro a partida ao jogar em casa tentando provar algo, já que as expectativas estavam altas no início do ano. Jameis Winston tem tido uma temporada complicada ao ficar fora de alguns jogos por lesão, mas também sofre certa pressão de mostrar seu potencial. Mariota, sua comparação inevitável pelo draft, tem chances de playoffs. E você, Winston?

O que os números dizem

Ataque

Atlanta Falcons e Tampa Bay Buccaneers têm estatísticas bem similares no ataque. O Falcons está na décima posição na temporada e o Bucs na 11ª. São 363,5 e 353,5 jardas por partida, respectivamente. A diferença está no fato de que o Falcons é mais eficiente em converter seu ataque: até o momento, foram 294 a 264 pontos anotados.

Atlanta Falcons @ Tampa Bay Buccaneers
Estatísticas de ataque

Por incrível que pareça, o Bucs lidera nas jardas aéreas por partida, mesmo tendo jogado com dois QBs diferentes. O Falcons é mais equilibrado ao ter um jogo corrido eficiente com a boa dupla Devonta Freeman e Tevin Coleman.

O tempo de posse de bola indica que neste quesito também será um duelo equilibrado. A tendência é que o Falcons tenha campanhas mais rápidas e consiga as fazer serem eficientes.

Defesa

É na defesa que as coisas complicam para o Bucs. Estamos falando do segundo pior sistema da temporada, atrás apenas do Giants. São 389,3 jardas cedidas por jogo e um total de 312 tomados. O Falcons está do outro lado da tabela, com a oitava melhor defesa: são 319,8 jardas cedidas por jogo e 261 pontos.

Atlanta Falcons @ Tampa Bay Buccaneers
Estatísticas de defesa

O problema visível na defesa do Bucs é a secundária. São perdidas 276,1 jardas por jogo, a pior marca da Liga. O fato de a equipe ceder 48,3% de conversões na terceira descida influencia no inchaço da estatística. Em pontos, isso se converte na média de 24 tomados por jogo. O Falcons segue atrás, com 20.1.

Líderes das equipes

Bucs

Com dez jogos na temporada, Jameis Winston coleciona 2.475 jardas. Não é uma marca ruim, o problema são suas oito interceptações para os 14 TDs lançados. Os números de Mike Evans podem não parecer ruins (55 recepções, 760 jardas, 4 TDs), mas esperava-se mais de um WR que tem 1.321 jardas e 12 TDs em 2016.

O jogo corrido sofreu muito com a ausência de Doug Martin em seis partidas: são 1.173 jardas totais para todos os corredores da equipe (tem RB na Liga com números melhores). Se for para dar uma resumida, não é que o ataque do Bucs é ruim, o problema é que se esperava muito mais.

Na defesa, Lavonte David lidera em número de tackles com 84 combinados. Gerald McCoy tem cinco sacks até o momento e, na secundária, Brent Grimes, Robert McClain e Justin Evans têm três interceptações cada. McClain tem a única pick six da equipe no ano.

Falcons

É difícil comparar um ano ao outro, mas quando se fala do MVP isso torna-se praticamente impossível. O fato é que Matt Ryan não conseguiu manter o nível altíssimo que o tornou o jogador mais valioso da NFL. O QB não vem mal, mas está bem abaixo do que mostrou em 2016. Até o momento, são 3.278 jardas, 17 TDs e 11 (!) interceptações. Para conhecimento, em 2016 foram 4.944 jardas, 38 TDs e 7 interceptações.

Para Julio Jones, o desempenho de seu QB não influenciou em seus números monstruosos. O WR conquista sua quarta temporada seguida com mais de 1.000 jardas (1.161, mais precisamente) e tem três TDs no ano. No jogo corrido, Devonta Freeman e Tevin Coleman somam juntos 1.273 e nove TDs. Vale lembrar que para o confronto de hoje, Coleman está fora.

Na defesa, Deion Jones tem impressionantes 109 (!) tackles totais e Adrian Clayborn soma nove sacks (seis deles patrocinados pelo Dallas Cowboys). Deion Jones (olha ele de novo) e Desmond Trufant têm duas interceptações cada (e o Falcons soma apenas 4 na temporada mesmo).  

Pílulas de Atlanta Falcons x Tampa Bay Buccaneers

  • O jogo de hoje definirá o líder das equipes em seu confronto direto na história: desde 1977, são 48 partidas entre as equipes com 24 triunfos de cada lado;
  • Em 2017, o primeiro embate foi na semana 12 com vitória do Falcons por 34 a 20. Coincidentemente, Devonta Freeman não estava jogando e Tevin Coleman correu para a endzone duas vezes. Hoje, Freeman joga e Coleman está fora. Julio Jones marcou dois TDs;
  • Na partida, quem estava under center pelo Bucs era Ryan Fitzpatrick, que somou 283 jardas sem TDs ou interceptações. Peyton Barber correu cinco vezes para sete jardas e dois TDs. Portanto, há o fator de alteração de QB a ser considerado;
  • Na temporada, o Falcons tem saldo de turnovers de -5 e o Bucs de +4. Não perder a bola é muito importante, mas isso não necessariamente indica a vitória;
  • Caso o Falcons encaminhe sua vaga aos playoffs, esta poderá ser a sexta vez desde a mudança para quatro divisões por conferência (ocorrida na temporada de 2002) que três equipes da mesma divisão beliscam a pós-temporada. Será também a primeira vez que isso acontece na NFC South (isso se deu duas vezes na NFC East e uma nas AFC South, East e North).

Bom jogo a todos!
<3  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *