POLÊMICA: FOI TD OU NÃO? VEJA O QUE DIZ A REGRA

POLÊMICA: FOI TD OU NÃO? VEJA O QUE DIZ A REGRA

A NFL conta com o auxílio da tecnologia e de inúmeras câmeras que permitem a análise das jogadas sob vários ângulos diferentes. Ainda assim, vez ou outra, acontecem interpretações um tanto quanto polêmicas e que podem alterar os rumos de uma partida. No jogo entre New England Patriots e Pittsburgh Steelers do último domingo, ficou claro que ainda existem muitas dúvidas e divergências de opinião sobre a regra de recepção para TD. Veja o que diz a regra!

Faltando segundos para o fim da partida, o Patriots vencia por 27 a 24. Ben Roethlisberger lançou para Jesse James e, a princípio, foi marcado o Touchdown, o que daria a vitória ao Steelers. Após a revisão da jogada, porém, a arbitragem considerou passe incompleto.

Veja o lance:

VEJA O QUE DIZ A REGRA

A regra de recepção da NFL diz que, quando o jogador já está de posse da bola – se tornando um corredor – e a bola cruza o plano de gol, é considerado TD, sem a necessidade do controle total da jogada.

Porém, esse não era o caso de Jesse James, TE do Steelers, que recebeu o passe de Big Ben. Ele ainda não estava de posse total da bola, de modo que deve ser aplicada a seguinte regra:

“Se o jogador está indo para o chão no ato de agarrar um passe, com ou sem contato com o adversário, ele deve MANTER o controle da bola depois do contato inicial com o chão. Estando no campo de jogo ou na endzone. Se ele perde o controle da bola e ela toca o chão antes que ele recupere o controle, o passe é incompleto”.

Ou seja, pela regra, para que fosse TD, James teria que manter o controle da bola até o fim da jogada, e não apenas no momento da recepção.

VEJA O QUE DIZ A REGRA
(Fonte: Reprodução)

REAÇÕES

O HC Mike Tomlin evitou reclamar do desfecho da partida:

“Eu não tenho HD e todas aquelas coisas. É realmente irrelevante como eu me sinto sobre isso, para ser honesto. Eu não vou chorar sobre o leite derramado de toda aquela porcaria de replay.

Mas os jogadores do Steelers não digeriram bem a decisão da arbitragem. JuJu Smith-Schuster soltou alguns palavrões e disse que sentia que James teve o controle da bola. Já o LB Ryan Shazier, que se recupera de uma cirurgia, usou sua conta no Twitter para dizer:

“Foi catch sim, não importa o que os outros digam.”

Com a vitória, o New England Patriots se sagrou campeão da AFC Leste pela nona vez consecutiva.

E você, o que achou da marcação da arbitragem? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: ESPN.com e NFL.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *