O SUPER BOWL VEIO DE ONDE?

O SUPER BOWL VEIO DE ONDE?

Com a temporada da nossa querida National Football League acabando, vem a grande final do futebol americano profissional dos Estados Unidos, o Super Bowl. Simplesmente, o maior evento desportivo do ano e tem a atenção de toda a mídia e torcedores, independente dos times na final. Mas com fim chegando, vem junto a curiosidade de saber como tudo começou. Um nome, Lamar Hunt.

Ele foi um dos maiores divulgadores esportivos dos Estados Unidos: Futebol Americano, Tênis, Basquete, Soccer e Hóquei no Gelo, ele estava envolvido em tudo. Mas foi no FA que ele fez a diferença, não só como fundador e dono da franquia que possuiu o nosso Cairão da Massa como kicker, o Kansas City Chiefs, mas como idealista do Super Bowl.

Em 15 de janeiro 1967, ano do primeiro Super Bowl, mais de 60 mil torcedores presenciaram o Green Bay Packers derrotando o Kansas City Chiefs com um placar de 35 x 10, tudo isso porque em 1966 o Lamar Hunt, principal fundador da American Football League, decidiu fazer uma ligação entre a AFL e a NFL, ligas de FA do país. Pensou em vários nomes para essa disputa nos campos, “AFL–NFL World Championship Game” era como os donos das ligas chamavam, todos preferiam “The Big One”, mas ao ver seus filhos se divertindo com um brinquedo chamado “Super Ball”, logo lembrou de “Bowl Game”, nome dos jogos pós-temporada de Futebol Americano Universitário. Então ali estava o nome do evento que se tornaria um feriado não-oficial para todos nós, loucos pela bola oval, o Super Bowl. A imprensa não pensou duas vezes e já começaram a usar o novo nome dado por Hunt.

O Green Bay Packers foi o vencedor das duas primeiras edições do SB, hoje possuiu quatro títulos (1967, 1968, 1997 e 2011), com isso, a liga batizou o nome do troféu como Vince Lombardi Trophy, técnico do Packers que faleceu em 1970 e tanto acrescentou ao futebol americano nacional.

Lamar Hunt também ganhou o nome em um troféu, o vencedor da AFC Championship Game e do jogo universitário em Kansas, chamado Border War conquistam o Lamar Hunt Trophy.

O Super Bowl é o evento de maior audiência nos EUA, 30 segundos de propaganda custa mais de 4 milhões de dólares. É uma ótima oportunidade para os artistas que fazem a tão esperada performance do Halftime Show e que cantam o Hino Nacional Norte Americano. A nossa Luluzinha Fernanda Barreto escreveu na coluna “Sounds of NFL” tudo sobre os melhores Halftime Shows! Leia aqui!

E em 2017? A ansiedade batendo, a temporada acabando, o que esperar do Super Bowl LI? A bola oval vai rolar na casa do Houston Texans, no NRG Stadium, dia 5 de fevereiro, o terceiro SB em Houston. O Halftime Show ficará por conta da diva Lady Gaga, então a diversão já está garantida. Os times que disputarão a tão famosa final ainda não estão definidos, mas falta pouco!

Para saberem mais sobre a maravilhosa final do Campeonato de Futebol Americano nos Estados Unidos, o SuperBowl, é só ficar ligado aqui no NFL Luluzinha Club.

Enjoy! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *