O MVP E O TIME QUE TODOS PREFEREM IGNORAR

O MVP E O TIME QUE TODOS PREFEREM IGNORAR

Caros leitores, se eu perguntar para vocês, quem vocês acham que é o maior time pontuador e quem deve ser o MVP da temporada, qual seria a sua resposta? O New England Patriots de Tom Brady? O Green Bay Packers de Aaron Rodgers? O New Orleans Saints de Drew Brees que mais uma vez passou das 5000 jardas? Ou o Dallas Cowboys com os brilhantes calouros Dak Prescott e Ezekiel Elliott? Sinto muito, mas qualquer uma dessas respostas está errada, estamos falando do Atlanta Falcons e de Matt Ryan!

O Atlanta Falcons já tinha entrado nessa semana final de jogos como o ataque número 1 da NFL, entre os maiores da história com 502 pontos marcados e ao final do jogo contra o New Orleans Saints, que foi vencido pelo placar de 38 a 32. Essa marca está 71 pontos acima de qualquer outro time este ano e 176 pontos acima da média da temporada. Com esse desempenho empatou com o Saint Louis Rams que, na temporada de 2000, marcou os mesmos 540 pontos, na 7ª colocação como o ataque que mais pontuou na história da liga em uma temporada.

NFL GIF – Find & Share on GIPHY

The official GIPHY page of the NFL.

A vitória sobre o Saints marcou a 11ª vez em que o Falcons ultrapassou os 30 pontos, colocando o time de Atlanta na 3ª posição de qualquer time da história a fazer isso. Os 5 jogos em que o time passou de 40 pontos o colocam na segunda posição de todos os tempos. A eficiência do time é o que o levou a números tão formidáveis, de acordo com o site Football Outsiders, foram 3,23 pontos por drive com o ganho em média de 6,69 jardas por jogada, ambas as estatísticas são as melhores da liga esta temporada.

Boa parte do sucesso do Falcons está na experiência e na liderança do QB Matt Ryan, nos 16 jogos da temporada ele lançou para 4.944 jardas, o novo recorde da franquia, 38 touchdowns e apenas 7 interceptações, isso o deixa com o melhor QB rating da liga com 117,1, no Total QBR da ESPN americana ele marcou 83,3 pontos. Apenas Tom Brady e Aaron Rodgers se juntam a Ryan como jogadores que lançaram para mais de 3.500 jardas e tiveram 10 ou menos interceptações na temporada.

O ataque liderado por “Matty Ice” foi incrivelmente eficiente, as 9,26 jardas por tentativas são as maiores da história da NFL para uma temporada de 16 jogos e para qualquer temporada com 350 tentativas ou mais. Em termos de comparação, Aaron Rodgers teve uma média menor de jardas por tentativa em 15 de 16 jogos e nenhum outro quarterback da liga, além de Ryan, teve uma média de 8,23 jardas por tentativa nesse ano.

NFL GIF – Find & Share on GIPHY

The official GIPHY page of the NFL.

A consistência de Matt Ryan não vem dessa temporada, ela foi apenas consolidada nela, pois há 55 jogos (ou seja, 3 temporadas e meia) ele vem anotando pelo menos 200 jardas de passe, alcançando um rating acima de 100 em 12 jogos, empatando com Tom Brady, que fez isso em 2007 e 2010 e Steve Young em 1994 com a segunda melhor marca da história, apenas Aaron Rodgers em 2011 está na frente mas com um jogo a mais.

O veterano QB Kurt Warner era o detentor do recorde em todos os jogos da temporada regular com pelo menos 6,87 jardas por tentativa, quando recebeu seu segundo prêmio de MVP, ao atingir 7,91 jardas por tentativa em todas as partidas de 2016, Matt Ryan fez com que Warner concordasse que Ryan é merecedor dessa honra.

Kurt Warner on Twitter

@FO_ScottKacsmar That’s amazing in this NFL – where passes 0-5yrds is half the playbook! I agree he should be MVP!!

 

Outro mérito de Matt Ryan é sua pontaria para passes profundos, em passes para o fundo do campo acima de 20 jardas, ele acertou 32 de 63 completando 1.149 jardas, marcando 11 touchdowns e não sendo interceptado nenhuma vez. De acordo com o site Pro Football Focus seu rating em jogadas desse tipo é 136,1, o maior entre quarterbacks. Mais um ponto de destaque ainda em relação à essas “big plays” é que muitas foram feitas em situações de play-action fazendo com que Matt Ryan anotasse 1.650 jardas (461 acima do geral), 9 touchdowns e um rating de 118,2.

Vale lembrar que Matt Ryan não é o único talento do time, ele contou com jogadores como Julio Jones e Mohamed Sanu, além de distribuir as corridas entre Devonta Freeman e Tevin Coleman além de nomes como Deion Jones, Robert Alford, Jalen Collins e Vic Beasley Jr. na defesa.

O último jogo da rodada foi um grande exemplo do que Ryan vem fazendo, ele passou por cima da defesa do Saints conectando 27 de 36 passes e 4 touchdowns para 4 recebedores. Distribuir a bola para diferentes recebedores foi algo que o quarterback fez durante a temporada, na véspera de natal, seu passe de 1 jarda para o TE DJ Tealavea fez ele bater (mais um) recorde de passes de touchdown para 13 recebedores diferentes em 2016.

Depois da vitória sobre o Saints o técnico Dan Quinn declarou que conversou com o time que passar para 4 recebedores diferentes é típico do ataque do Falcons e que ele sentiam que eles estavam “no ritmo”. Sobre seu “signal caller”, ele declarou: “Achei que Matt jogou particularmente bem hoje. Ele criou um pouco, se moveu no pocket e apenas lançou algumas bolas que foram direto no ponto.”

Indo para sua primeira pós temporada desde janeiro de 2013, Matt Ryan disse também após o jogo:

“Fizemos o que nós precisávamos fazer. Para mim, isso é o que você quer fazer como um ataque. Isso é o que você quer fazer como um quarterback. Quando os jogos desviam de uma certa maneira, você tem que descobrir o que precisa fazer para vencer. Estou orgulhoso como lidamos com isso. No fim do dia, acho que a coisa mais importante é que nós nos demos uma chance. Nós temos uma oportunidade a frente de nós agora. Será divertido.”

As estatísticas de Matt Ryan já estão marcadas nos históricos da NFL e os feitos do time o colocam como um candidato em potencial para chegar ao Super Bowl. Resta sabermos se todas as conquistas de Matt Ryan serão reconhecidas a ponto de fazê-lo receber o prêmio de MVP.

<3

2 thoughts on “O MVP E O TIME QUE TODOS PREFEREM IGNORAR

    1. Obrigada! Mesmo sendo torcedora do Niners (NaVorro Bowman e aquela interceptação que você conhece hehehehe) o Atlanta tem a minha confiança nesses playoffs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *