O FRONT SEVEN: 3-4 OU 4-3?

O FRONT SEVEN: 3-4 OU 4-3?

Uma questão que ainda é muito discutida no mundo da bola oval: qual a melhor formação defensiva, 3-4 ou 4-3? Para você também conseguir discutir e entender melhor essas formações vamos explicar aqui do que se tratam essas formações.

 3-4

Originou-se na década de 40, na Universidade de Oklahoma. Foi predominante nos anos 1970/1980 e voltou a aparecer a partir de 2000, principalmente entre as equipes do College Football. Atualmente, muitas equipes da própria NFL adotam este tipo de formação, como o San Francisco 4ers, Green Bay Packers, Pittsburgh Steelers (a única equipe a utilizar o 3-4 na temporada de 2001), Washington Redskins e Denver Broncos.

A defesa 3-4 é composta por três linemen, que são os responsáveis por “enfrentar” a OL do adversário, e quatro linebackers, que normalmente atuam na pressão ao quarterback ou ajudam na cobertura.

No centro da linha, fica o nose tackle (NT), e em suas extremidades, os defensive ends (DE). Nesta formação, os jogadores da defensive line tendem a ser mais fortes e maiores do que na 4-3, pois precisam “ocupar” espaço e marcar mais “buracos” da OL, para que os linebackers possam fazer seu trabalho.

Basicamente, o NT fica responsável pelo espaço entre o center e os offensive guards (OG), onde precisa fazer o tackle caso uma jogada de corrida passe por essas lacunas, impedir que os OG ou C cheguem aos LBs. O nose tackle perfeito precisa atrair marcação dupla (quando força um guard a apoiar o center), deve medir entre 1,87 e 1,93 e pesar em torno de 160kg. Já os DEs ficam responsáveis pelo espaço entre os OG e os offensive tackles (OT) e pelo lado de “fora” do OT, cada um em seu respectivo lado.

Os linebackers ficam posicionados atrás dessa linha defensiva. Esta unidade é composta por dois inside linebackers (ILB) e dois outside linebackers (OLB). Os dois ILBs precisam ter fisionomias um pouco diferentes. O strong inside linebacker fica do lado forte do ataque (lado do TE) e deve ter em média 1,90m e 133kg. O weak inside linebacker se posiciona do outro lado e pode ser um pouco menor que o strong.

O famoso Miami Dolphins de 1972 foi a primeira equipe a ganhar um Super Bowl com essa formação defensiva. O  New York Giants de 1986 também conseguiu o feito, com a Big Blue Wrecking Crew. Em 1981, no Super Bowl XV, foi o primeiro encontro de duas equipes (Philadelphia Eagles e Oakland Raiders) com defesas 3-4 na final da NFL.

Leia Mais: AS SOBERANAS E HISTÓRICAS DEFESAS DA NFL

4-3

Após inúmeras mudanças na formação desde o início da NFL, a defesa 4-3 só apareceu realmente em 1956, com Tom Landry no New York Giants, e a partir daí, foi sucesso! Atualmente, várias equipes utilizam esta formação, como o Dallas Cowboys, Minnesota Vikings, Cincinnati Bengals e Seattle Seahawks.

A 4-3 é composta por quatro linemen e apenas três linebackers. Nesta formação, raramente há um nose tackle, mas sim, um defensive tackle (DT) no lado esquerdo e um direito. Diferente da 3-4, na 4-3 o ataque consegue prever quais jogadores farão pressão, no caso, os homens da linha.

Aqui, os DTs não apenas protegem os espaços, eles também penetram. Já os DEs são mais leves (devem pesar entre 120 e 134kg) e mais rápidos que os DEs da 3-4, pois tem a função de pressionar o backfield e o quarterback. O DE do lado direito é peça fundamental da defesa, pois “enfrenta” o OT do lado esquerdo, que protege o lado cego do quarterback.

Os linebackers da 4-3 são divididos da seguinte forma: o Mike (middle linebacker – MLB) que é relativamente pequeno e ágil; o Will (LB que se posiciona no lado fraco do ataque), também pequeno e rápido, tem mais liberdade que os outros linebackers, correndo de uma lateral do campo a outra e o Sam (LB que se posiciona no lado forte), mais alto e forte dos três, já que fica no lado do tight end, auxilia na blitz, marca o TE caso o safety esteja auxiliando na marcação do jogo corrido e marca as jogadas de passe.

Agora que você já sabe a base das duas formações, qual você acha que funciona melhor na NFL? Conta pra gente nos comentários e em nossas redes sociais. Enjoy! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *