O FRONT SEVEN: 3-4 OU 4-3?

O FRONT SEVEN: 3-4 OU 4-3?

Uma questão que ainda é muito discutida no mundo da bola oval: qual a melhor formação defensiva, 3-4 ou 4-3? Para você também conseguir discutir e entender melhor essas formações vamos explicar aqui do que se tratam essas formações.

 3-4

Originou-se na década de 40, na Universidade de Oklahoma. Foi predominante nos anos 1970/1980 e voltou a aparecer a partir de 2000, principalmente entre as equipes do College Football. Atualmente, muitas equipes da própria NFL adotam este tipo de formação, como o San Francisco 4ers, Green Bay Packers, Pittsburgh Steelers (a única equipe a utilizar o 3-4 na temporada de 2001), Washington Redskins e Denver Broncos.

A defesa 3-4 é composta por três linemen, que são os responsáveis por “enfrentar” a OL do adversário, e quatro linebackers, que normalmente atuam na pressão ao quarterback ou ajudam na cobertura.

2

No centro da linha, fica o nose tackle (NT), e em suas extremidades, os defensive ends (DE). Nesta formação, os jogadores da defensive line tendem a ser mais fortes e maiores do que na 4-3, pois precisam “ocupar” espaço e marcar mais “buracos” da OL, para que os linebackers possam fazer seu trabalho.

Basicamente, o NT fica responsável pelo espaço entre o center e os offensive guards (OG), onde precisa fazer o tackle caso uma jogada de corrida passe por essas lacunas, impedir que os OG ou C cheguem aos LBs. O nose tackle perfeito precisa atrair marcação dupla (quando força um guard a apoiar o center), deve medir entre 1,87 e 1,93 e pesar em torno de 160kg. Já os DEs ficam responsáveis pelo espaço entre os OG e os offensive tackles (OT) e pelo lado de “fora” do OT, cada um em seu respectivo lado.

Os linebackers ficam posicionados atrás dessa linha defensiva. Esta unidade é composta por dois inside linebackers (ILB) e dois outside linebackers (OLB). Os dois ILBs precisam ter fisionomias um pouco diferentes. O strong inside linebacker fica do lado forte do ataque (lado do TE) e deve ter em média 1,90m e 133kg. O weak inside linebacker se posiciona do outro lado e pode ser um pouco menor que o strong.

O famoso Miami Dolphins de 1972 foi a primeira equipe a ganhar um Super Bowl com essa formação defensiva. O  New York Giants de 1986 também conseguiu o feito, com a Big Blue Wrecking Crew. Em 1981, no Super Bowl XV, foi o primeiro encontro de duas equipes (Philadelphia Eagles e Oakland Raiders) com defesas 3-4 na final da NFL.

Leia Mais: AS SOBERANAS E HISTÓRICAS DEFESAS DA NFL

4-3

Após inúmeras mudanças na formação desde o início da NFL, a defesa 4-3 só apareceu realmente em 1956, com Tom Landry no New York Giants, e a partir daí, foi sucesso! Atualmente, várias equipes utilizam esta formação, como o Dallas Cowboys, Minnesota Vikings, Cincinnati Bengals e Seattle Seahawks.

A 4-3 é composta por quatro linemen e apenas três linebackers. Nesta formação, raramente há um nose tackle, mas sim, um defensive tackle (DT) no lado esquerdo e um direito. Diferente da 3-4, na 4-3 o ataque consegue prever quais jogadores farão pressão, no caso, os homens da linha.

1

Aqui, os DTs não apenas protegem os espaços, eles também penetram. Já os DEs são mais leves (devem pesar entre 120 e 134kg) e mais rápidos que os DEs da 3-4, pois tem a função de pressionar o backfield e o quarterback. O DE do lado direito é peça fundamental da defesa, pois “enfrenta” o OT do lado esquerdo, que protege o lado cego do quarterback.

Os linebackers da 4-3 são divididos da seguinte forma: o Mike (middle linebacker – MLB) que é relativamente pequeno e ágil; o Will (LB que se posiciona no lado fraco do ataque), também pequeno e rápido, tem mais liberdade que os outros linebackers, correndo de uma lateral do campo a outra e o Sam (LB que se posiciona no lado forte), mais alto e forte dos três, já que fica no lado do tight end, auxilia na blitz, marca o TE caso o safety esteja auxiliando na marcação do jogo corrido e marca as jogadas de passe.

Agora que você já sabe a base das duas formações, qual você acha que funciona melhor na NFL? Conta pra gente nos comentários e em nossas redes sociais. Enjoy! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *