JON GRUDEN É O NOVO HEAD COACH DO OAKLAND RAIDERS

JON GRUDEN É O NOVO HEAD COACH DO OAKLAND RAIDERS

Jon Gruden foi nomeado como head coach do Oakland Raiders na noite deste sábado (6). A apresentação oficial será na terça-feira. Segundo Ian Rapoport, insider da NFL Network, o contrato tem duração de 10 anos e US$100 milhões. Esse é o maior contrato de um HC na história da NFL. Jon chegou para substituir Jack Del Rio que foi demitido na Black Monday.

As equipes da NFL não divulgam muitas informações sobre os contratos dos treinadores. Porém, Rapoport informou que os coordenadores de Gruden receberão contratos de quatro anos: Greg Olson como coordenador ofensivo, Paul Guenther como coordenador defensivo e Rich Bisaccia como coordenador dos times especiais.

Quem é Jon Gruden

Jon David Gruden nasceu em 17 de agosto de 1963 em Sandusky, Ohio. Gruden se formou na Universidade de Dayton e logo depois foi contratado como assistente de pós-graduação na Universidade do Tennessee durante a temporada de 1985-86. Também trabalhou pela Southeast Missouri State University, University of the Pacific e University of Pittsburgh. Na NFL, passou pelo San Francisco 49ers, Green Bay Packers, Philadelphia Eagles, Oakland Raiders e Tampa Bay Buccaneers, onde teve mais destaque.

Jon Gruden
(Foto: Ezra Shaw/Getty Images)

Em maio de 2009, foi contratado pela ESPN para substituir Tony Kornheiser no Monday Night Football. Também atuou como analista na cobertura da pós-temporada do futebol universitário. Assinou uma extensão de contrato em 2012, e outra em 2014, que teria duração até 2021. Durante as transmissões do MNF, entregava um prêmio semanal chamado “Gruden Grinder” para o melhor jogador da partida.

Desempenho como head coach na NFL

No Oakland Raiders, os dois primeiros anos não foram os melhores: a equipe terminou 8-8 em 1998 e 1999. Com a chegada de Rich Gannon, os dois uniram forças e levaram Oakland para o primeiro lugar da AFC West e conseguiram a classificação para os playoffs por três temporada consecutivas. Na temporada de  2000 chegaram à final da AFC, mas perderam para o campeão do Super Bowl, o Baltimore Ravens.

Em Tampa, Jon ganhou seu único título do Super Bowl, a edição XXXVII e se tornou o técnico mais novo ao conquistar esse feito (com 39 anos, 5 meses e 9 dias). Em 2017, ganhou o Ring of Honor da equipe da Flórida.

Em seus 11 anos de carreira como head coach na NFL, Gruden conta com 176 jogos na temporada regular, 95 vitórias e 81 derrotas. Nos playoffs foram 9 jogos, 5 vitórias e 4 derrotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *