TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA NA FEDERAÇÃO MINEIRA

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA NA FEDERAÇÃO MINEIRA

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA NA FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL AMERICANO

Notícia boa para o FABR, principalmente para Minas Gerais. Foi instituído ontem (19) o Tribunal de Justiça Desportiva  (TJD), no âmbito do estado de Minas Gerais, através da Portaria 1/2017 da Federação Brasileira de Futebol Americano.

Tribunal de Justiça Desportiva
Portaria instituindo o Tribunal de Justiça Desportiva na Federação Mineira

Ainda na portaria que instituiu o Tribunal, o Presidente da FEMFA nomeou como secretário Carlos Santiago da Silva Ramalho, e como membros do pleno, Gustavo Lopes Pires de Souza e Mariana Janaína Bernardes Rosignoli. Os nomeados irão, a partir de janeiro de 2018, indicar a composição do Tribunal com os auditores e procuradores nomeados.

A fundação do TJD visa atender as normas do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Pelo CBJD é determinado que todas as competições, amadoras ou profissionais, sejam fiscalizadas e acompanhadas por um Tribunal Desportivo.

O Tribunal ficará responsável pelo julgamento de questão disciplinares de atletas, árbitros, times, membros de comissões técnicas e também o cumprimento de todas as regras de todos campeonatos.

Segundo a Federação Mineira, a expectativa é que o Tribunal de Justiça esteja funcionando a partir de janeiro de 2018. Os campeonatos chancelados pela Federação, como o Campeonato Mineiro, cujo calendário ainda será divulgado, já estarão sob a tutela do Tribunal.

Segundo o presidente da FEMFA, Abraão Coelho, o Tribunal funcionará em paralelo à Federação e não será um órgão interno dela. Servirá como uma forma de buscar aplicação das normas, proporcionando a possibilidade das partes recorrerem de decisões que entendam ser desproporcionais ou não cabidas.

HANGOUT, NA QUARTA FEIRA ÀS 20H

A Federação Mineira, em sua página no Facebook, marcou para essa quarta feira (20), às 20h, um hangout para esclarecimento de questões relativas à instituição do Tribunal. Participarão o presidente Abraão Coelho e os membros Plenos Gustavo Lopes e Mariana Rosignoli que irão discursar sobre responsabilidades do Tribunal, seu processo de instituição e impacto da iniciativa para o esporte no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *