CONHEÇA ALGUNS JOGADORES ACIMA DOS 30 NA NFC EAST

CONHEÇA ALGUNS JOGADORES ACIMA DOS 30 NA NFC EAST

Para a maioria das pessoas, os 30 anos ainda representam juventude e vitalidade. Mas para um jogador de Futebol Americano, em que o tempo de carreira é cruelmente curto, ter 30 anos é um sinal de longevidade. Embora a média de idade dos times seja inferior a isso, a NFL conta com diversos atletas acima dos 30 que continuam se destacando nas franquias em que atuam. Vamos ver alguns destaques nesse grupo da NFC East:

Dallas Cowboys – Jason Witten (35 anos)

A última vez que o veterano TE de 35 anos não iniciou uma partida pelo Dallas Cowboys, Ezekiel Elliot, rookie estrela do time na última temporada tinha 11 anos. Ele marcou pelo menos uma vez em cada uma de suas 14 temporadas, e é o jogador a iniciar mais jogos consecutivos pelo Cowboys, assim como o TE com mais partidas consecutivas em toda a Liga. Esses dados não só confirmam a longevidade de Jason Witten, mas reforçam a importância dele no time que o selecionou no Draft de 2003, e que consagrou sua carreira.

O jogador contabiliza ao longo de sua carreira 223 jogos com 63 touchdowns marcados, 1.089 recepções e 11.888 jardas recebidas. Witten é o 2º jogador em número de recepções e jardas recebidas por um TE na história da NFL, ficando atrás apenas de Tony Gonzalez. Em 2016 o jogador manteve o desempenho regular das últimas temporadas, com 3 touchdowns, 69 recepções e 673 jardas recebidas.

Mesmo com tantas marcas impressionantes já alcançadas, parece que o jogador ainda quer mais. Witten assinou uma renovação de contrato com o Cowboys até 2021, ano em que completa 39 anos. Mesmo com expectativa de que ele ainda jogue por algum tempo, o contrato foi tratado como uma “manobra” no salary cap, que garante segurança financeira para o jogador e um espaço extra no cap do Cowboys.  Mas Witten, chamado por muitos de “Ironman do FA”, deixou claro que ainda não está pronto para deixar o time e que vai jogar pensando na continuidade da carreira ano a ano.

Outros jogadores 30+: Sean Lee, LB (30), Nolan Carroll II, CB (30), Orlando Scandrick, CB (30), L.P. Ladouceur, LS (36).

New York Giants – Eli Manning (36 anos)

Dono de um dos principais sobrenomes da história da NFL, Elisha Nelson Manning, o Eli, segue como um dos principais QBs da Liga. Draftado em 2004 pelo San Diego Chargers e rapidamente negociado pelo New York Giants, Manning acumula 13 temporadas de experiência e 2 títulos do SuperBowl (2007 e 2011), sendo eleito nas duas ocasiões o MVP.

Alvo de comparações frequentes com Peyton Manning, seu irmão mais velho e uma das figuras mais icônicas da NFL, Eli construiu uma carreira sólida nos campos. Em 201 jogos, Manning completou 4.072 passes, lançou para 48.218 jardas com 320 touchdowns e 215 interceptações. Na temporada passada, em que a linha ofensiva do Giants atuou abaixo do esperado, Manning teve 377 passes completados, lançou para 4.027 jardas com 26 touchdowns e 16 interceptações.

Similar a Jason Witten, Manning é considerado o “Ironman” dos QBs da atualidade com 211 aparições consecutivas, atrás apenas de Brett Favre e de Peyton Manning. Sem lesões significativas, Eli tem contrato assinado com o Giants até 2019.

Fora dos gramados, Manning é conhecido por seu trabalho humanitário, tendo sido voluntário nos esforços de recuperação pós-furacão Katrina (em Nova Orleans), entre outros projetos.  Por seu trabalho, Eli recebeu em 2016 o prêmio Walter Payton Men of the Year, concedido pela NFL a um jogador que se destaque por seu trabalho voluntários e ações de caridade.

Outros jogadores 30+: Jonathan Casillas, LB (30), John Jerry, G (31), Josh Johnson, QB (31), Dominique Rodgers-Cromartie, CB (31), Zak DeOssie, LS (33), Brandon Marshall, WR (33).

Washington Redskins – Vernon Davis (33 anos)

Um dos TEs mais experientes da NFL, Vernon Davis foi draftado pelo San Francisco 49ers em 2006, depois de uma aclamada carreira universitária. Em 2010, após excelentes resultados na temporada anterior, Davis assinou um novo contrato de U$23 milhões por cinco anos com o San Francisco, se tornando o TE mais bem pago da época. Em 2011 , ano em que Davis ajudou o 49ers a vencer a NFC  West, ele ganhou fama com o “Vernon Post”, um passe recebido de Alex Smith a 9 segundos do fim do jogo, dando a vitória ao time frente ao New Orleans Saints.

Em 2015, Davis teve uma rápida e discreta passagem pelo Denver Broncos, fazendo parte da equipe campeã do SuperBowl L. Transferido em Novembro de 2015 como parte de uma troca, Davis jogou por menos de 4 meses com o time, e em Março de 2016, assinou um contrato com o Washington Redskins, time de sua cidade natal. Na semana 6 da temporada 2016, Vernon recebeu um passe para touchdown, seu primeiro em mais de dois anos. Ele terminou a temporada com 2 touchdowns, 44 recepções e 583 jardas recebidas. Na careira ele acumula 57 touchdowns, 505 recepções e 6.424 jardas recebidas.

Após sua primeira temporada com o Redskins, e com um desempenho superior ao que havia apresentado nos anos anteriores, Davis teve seu contrato renovado por mais três anos.  O jogador tem sido elogiado por sua participação nos OTAs do time na preparação para a temporada 2017.

Outros jogadores 30+: Ziggy Hood, DE (30), Colt McCoy, QB (30), Tanard Jackson, DB (31), Ty Nsekhe, OT (31), Will Blackmon, S (32), DeAngelo Hall, S (33).

Philadelphia Eagles – Darren Sproles (33 anos)

Pequeno e veloz, Darren Sproles foi escolhido pelo San Diego Chargers no Draft de 2005, depois de uma majestosa carreira universitária. Na Kansas State University, onde estudou, Sproles mantem o recorde de jardas corridas desde quando deixou o futebol universitário em 2004.

Com apenas 1,68m, esperava-se que o jogador fosse mais adequado ao time de especialistas, e foi o que aconteceu. Em sua primeira temporada, Sproles atuou como terceiro RB do time, entrando em campo apenas nos retornos de kicks e punts. Mas em 2007, mais precisamente em 11 de novembro, Sproles começou a fazer história. Contra o Indianapolis Colts, ele retornou um kickoff e um punt para marcar seus dois primeiros touchdowns na carreira, feito inédito na NFL. Depois do feito, Darren se tornou o RB alternativo do time, e sua valorização ficou nítida quando o Chargers utilizou a Franchise Tag para o jogador por dois anos consecutivos.

Sproles foi adquirido pelo New Orleans Saints em 2011, onde passou três anos até ser transferido para o Philadelphia Eagles em 2014. Após a transferência, Drew Brees, QB do Saints disse: “Você só conhece um jogador do tipo de Darren Sproles uma vez em sua carreira”. Com Brees, Sproles quebrou o recorde de jardas totais (corridas + passes + retornos) numa única temporada, alcançando 2.696 jardas em 2011.

Sem lesões significativas desde 2012, o jogador manteve um desempenho sólido, se firmando como uma das principais referências de sua posição no Eagles. Atualmente, o jogador ocupa a oitava posição no ranking de jardas totais na carreira, com 19.011 jardas.

Seu desempenho lhe garantiu uma extensão contratual até 2017 com o time da Philadelphia, temporada que, segundo ele, pode ser a última de sua carreira.

Outros jogadores 30+:  LeGarrette Blount, RB (30), Chris Maragos, S (30), Allen Barbre, G (32), Brent Celek, TE (32), Chris Long, DE (32), Jason Peters, OT (35), Jon Dorenbos, LS (36), Donnie Jones, P (36).

Fontes: (Dallas News, ESPN.com, ESPN.com, ProFootballReference.com, CBS Sports.com, ESPN.com, ESPN.com, ProFootballReference.com, ESPN.com, ESPN.com, NFL.com, ProFootballFocus.com, ESPN.com, ESPN.com, NY Giants Official Website.)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *