CONHEÇA 7 DIFERENÇAS ENTRE FUTEBOL AMERICANO E FLAG FOOTBALL 5X5

CONHEÇA 7 DIFERENÇAS ENTRE FUTEBOL AMERICANO E FLAG FOOTBALL 5X5

Com o fim da temporada para muitos times que disputavam os campeonatos nacionais, começaram a surgir as seletivas para recrutamento pelas equipes. No entanto, há muitas pessoas que possuem dúvidas sobre a diferença das modalidades de futebol americano: Futebol Americano (equipado) e o Flag Football 5×5, duas das modalidades mais praticadas por aqui.

Por esse motivo, decidimos fazer um resumão para que entenda as principais diferenças e, quem sabe, entre no esporte que mais cresce no país!

O mesmo objetivo, mas conquistado de maneiras bem diferentes

Em todas as modalidades de Futebol Americano, o jogo se baseia em conquista de território. O objetivo é ir avançando jarda a jarda, até chegar na endzone e pontuar. Porém, como chegar até lá é um pouco diferente!

Veja abaixo 7 diferenças entre o Flag Football e o Futebol Americano:

1 – Tackle

No Futebol Americano, a jogada ocorre normalmente e, um dos modos de parar o jogador que carrega ou recebeu a bola, é dando o “tackle”. O tackle é caracterizado por um defensor derrubando o atacante. É obrigatório que o atacante encoste parte do corpo no chão para que a jogada acabe.

No Flag, o tackle consiste em tirar uma ou as duas flags que estão presas ao cinto do atacante, minimizando, assim, o contato que existe no Futebol Americano. Com a retirada da flag, a jogada acaba

Curiosidade: o Flag Football foi inventado durante a Segunda Guerra Mundial. Nos curtos períodos de lazer, os soldados norte-americanos queriam jogar FA e, para evitar lesões, colocavam toalhas na cintura, cuja retirada representava o tackle.

NFL LULUZINHA CLUB - FUTEBOL AMERICANO
Foto: Tackle no Futebol Americano (um deles)

2 – Contato, claro!

No Futebol Americano há muito mais contato, bloqueios e tackles o tempo todo. Já no flag 5×5 o contato, geralmente, é considerado falta. Como dois corpos não ocupam o mesmo espaço, numa disputa de bola, o contato pode acontecer e, claro, na retirada da flag os contatos também acabam sendo inevitáveis.

3 – Posições e quantidade de jogadores

No FA são 11 jogadores por equipe em campo. No Flag 5×5, cinco jogadores. Além da defesa e ataque, o Futebol Americano tem também o time de especialistas. O Flag, não.

No Flag Football 5×5 não há tantas posições quanto no futebol americano. Como não há contato, não há necessidade de uma linha defensiva e ofensiva. O  center ainda existe, mas no Flag ele  pode fazer rotas e receber a bola, diferente do que acontece no FA. Também existe blitz no 5×5, mas é uma posição cheia de regras (tem que levantar a mão para ter direito de passagem, precisa estar posicionado a 7 jardas de distância da linha de scrimmage… A lista de regras é longa).

Para facilitar falaremos das posições de Flag Football. No ataque há: QB, C, WR, RB, Slot. Já na defesa há: CB, S, Blitz, MLB / LB.

4 – Equipamentos

Quanto maior a intensidade do contato, maior a proteção. Por isso, os jogadores de Futebol Americano jogam bem aparatados.

No Futebol Americano, os equipamentos são: capacete, shoulder – que protege região dos ombros e tórax, pads – peças espumadas que são usadas nas pernas e cóccix e protetor bucal.

No Flag, é obrigatório o uso de protetor bucal e um cinto com duas flags na cintura. Só! Por isso, a prática do Flag acaba sendo muito mais barata e incentivada.

NFL LULUZINHA CLUB - FLAG FOOTBALL
Foto: “Tackle” no Flag Football, defensores tentam retirar as flags laterais. (Navy photo by Gary Nichols)

5 – Tamanho de campo e tempo de jogo

O campo de FA tem 120 jardas totais e o tempo de jogo é dividido em quatro períodos de 12 minutos cada. Lembrando que, no Brasil, seguimos o livro de regras da IFAF. Na NFL são quatro quartos de 15 minutos cada.

Já o campo de Flag Football 5×5 tem 70 jardas de comprimento, por 25 jardas de largura e a partida se divide dois tempos de 20 minutos cada. No final das contas, o total de tempo entre uma modalidade e outra é muito diferente. Flag acaba sendo um pouco mais dinâmico e termina em até uma hora, enquanto Futebol Americano, devido às muitas paradas que ocorrem, pode chegar a durar 3 horas!

6 – Pontuações e chutes

Ambos possuem a mesma pontuação de touchdown: seis pontos.

No Flag, após o TD marcado, há possibilidade de fazer a conversão de um ou dois pontos. Para um ponto, a jogada começa na linha de 5 jardas, e não pode ter corrida. Valendo dois pontos, a jogada começa na linha de 12 jardas. Não há chutes.

No Futebol Americano há três possibilidades de pontuação. Após um touchdown, pode-se tentar o ponto extra, que é um chute na linha de 3 jardas, ou a jogada de dois pontos que acontece na linha de 5 jardas, mas tem de ser um passe ou corrida. Há ainda o field goal, geralmente tentado em uma quarta descida, quando o TD não veio, mas se está perto o suficiente da end zone. Vale três pontos.

7 – Avanço de campo

Flag Football 5×5: são quatro chances para chegar até o first, que é o meio de campo. Depois mais quatro chances para chegar até a endzone.

Futebol Americano: O time que ataca tem quatro downs (jogadas) para avançar 10 jardas, e dessa forma, ir avançando pelo campo para fazer o TD. De 10 em 10 jardas a galinha enche o papo!

 Campeonatos

Ambas possuem várias competições. São regionais, nacional e até internacional. O Brasil compete no Mundial de Futebol Americano (masculino) e também no Flag Football 5×5 (feminino). Quer saber o que rolou no último mundial de Flag Football feminino? Leia aqui!

Seleção nacional de Flag Football disputando mundial nos EUA. Foto: Flag Football Brasil

Essas são algumas das diferenças entre as modalidades. Posso garantir que é diversão na certa em qualquer modalidade que escolher. O importante é começar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *