COMO FUNCIONAM OS PLAYOFFS?

COMO FUNCIONAM OS PLAYOFFS?

Muitos amantes da bola oval ainda têm dificuldade ou não sabe como funcionam os Playoffs e o que é Wild Card dentro da NFL. Por isso, decidimos explicar tudo para vocês.

A princípio temos de voltar e falar sobre as conferências. A NFL possui duas conferências – a Americana e a Nacional – ambas com 16 times cada, separados em 4 divisões: Norte, Sul, Leste e Oeste. No final ficam 4 grupos chamados de “divisão” com 4 times cada em cada conferência.

Playoffs é o pós-temporada da NFL, acontece logo após a temporada regular, que se caracteriza por jogos mata-mata. São os 12 melhores times dos 32 que disputaram inicialmente.

Para se classificar é fácil: Após 17 rodadas de jogos, quem for o melhor de cada divisão das duas conferências se classifica para os playoffs, sendo então, 8 times automaticamente indo para os playoffs, os 8 campeões regionais.

Os Wild Cards são o que chamamos de repescagem aqui no Brasil. A NFL disponibiliza para os Playoffs 12 vagas. Seis para cada Conferência. Como já temos os 8 melhores classificados, o Wild Card são as 4 vagas restantes (2 dentro de cada Conferência) a ter chances de disputar classificação para o Super Bowl. Então, basicamente, o Wild Card manda aos playoffs os dois melhores times de cada Conferência que não venceram suas divisões. Porém, antes que fiquem confusos, há chances de irem 3 times de uma mesma divisão, por exemplo, pois independente da divisão, vão para a pós-temporada pelo Wild Card os dois melhores das Conferências.

O bom de ser o campeão da divisão e ser pelo menos um dos dois melhores entre a Conferência é que garante uma semana de folga. Isso é vantagem por ter mais tempo para se reorganizar, treinar mais.

Exemplo: a NFC teve o time A com vitórias e derrotas respectivamente: 11-6, o time B com 10-7, o C com 9-8 e o D 8-9: o time A e B garantem a folga. O mesmo vale para a AFC. Além disso, times campeões de divisão jogarão em casa.

Enfim, o chaveamento.
Agora que vocês já entenderam como chegam até lá, os confrontos são mais fáceis. Começamos com a primeira rodada, chamada Wild Card.


Cada campeão de divisão e times classificados pelo Wild Card recebem uma posição, chamada de “seed”. O melhor da divisão é o seed #1, o segundo seed #2, até o último time (que veio pelo Wild Card) sendo o seed #6, de cada conferência.

Nesta rodada, não estão os dois folguistas (#1 e #2) e os confrontos ficam entre campeão da divisão #3 contra o classificado pelo Wild Card #6 e o campeão da divisão #4 contra o classificado pelo Wild Card #5, em cada conferência.

Após o término dessa rodada, entra a rodada a divisional. Quem ganhou a rodada Wild Card enfrenta os campeões das duas melhores divisões que descansaram (ou não). Após terminar a rodada divisional, os dois times sobreviventes de cada conferência disputam para ganhar a vaga da disputa do Super Bowl.

Mas e se houver empates dentro da divisão? Se ao final da temporada regular duas ou mais equipes terminam empatadas dentro da divisão em porcentagem de vitórias, os critérios para a definição dos classificados, pela ordem, são os seguintes:

1. Vantagem no confronto direto;
2. Melhor campanha contando apenas os duelos dentro da própria divisão;
3. Melhor campanha contando apenas os jogos contra adversários em comum;
4. Melhor campanha contando os apenas os jogos dentro da própria conferência;

E assim vai chegando até a sorteio. Mas isso é bem incomum de ocorrer.

Com tudo bem explicadinho, consegue desenhar os playoffs desta temporada? Confere abaixo como ficarão as disputas:

Preparem o coração que ainda tem chão e a disputa está boa. Acompanhe com a gente: ano novo, fase nova!

Enjoy ♥!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *