COMO ANDY REID INFLUENCIOU A FORMAÇÃO DO TÉCNICO DOUG PEDERSON

COMO ANDY REID INFLUENCIOU A FORMAÇÃO DO TÉCNICO DOUG PEDERSON

Muitas pessoas podem ter ficado surpresas quando o Philadelphia Eagles contratou Doug Pederson como Head Coach em 2016. Mas Andy Reid, o veterano técnico do Kansas City Chiefs, provavelmente não ficou, pois se há alguém a quem Pederson deve essa conquista, definitivamente é Andy Reid.

Um jogador com talento para técnico?

A história dos dois começou em 1997, 20 anos atrás. Na época, Reid havia se tornado técnico dos QBs do Green Bay Packers. Pederson jogava no time, como QB reserva do lendário Brett Favre.

Quando Reid foi contratado como HC do Philadelphia Eagles em 1999, Pederson acompanhou-o como QB titular da equipe. Mas, após um início de temporada sem brilho, Pederson foi para o banco e acabou retornando a Green Bay na temporada seguinte, voltando a ocupar o papel de backup de Brett Favre. E foi exatamente neste momento que Reid viu o potencial que construiria todo o futuro de Pederson.

“Vou te dizer quando eu soube que ele seria um grande técnico. Foi na segunda passagem dele por Green Bay. Eu vi o Brett (Favre) sair do campo e ir direto no Doug. Naquele momento eu pensei: Esse cara, ele pode fazer isso. Ele pode ser um técnico.”

Pederson e Brett Favre no Green Bay Packers

O talento como técnico de Pederson apareceu durante toda sua carreira. Além de Favre, ele esteve ao lado de Donovan McNabb, Stan Humphries, Dan Marino, entre outros. Se poucas vezes ele brilhou em campo como QB, sua presença na sideline teve um peso significativo na carreira de seus colegas e no desempenho dos times onde atuou.

Do campo para a sideline

Após se aposentar como jogador em 2005, Pederson iniciou sua carreira como técnico em um colégio na Louisiana. Um desempenho sólido na função garantiu seu retorno à NFL em 2009 como técnico do controle de qualidade ofensivo do Philadelphia Eagles. Quem o contratou? Reid. A parceria rendeu frutos e Pederson foi promovido a técnico dos QBs em 2011.

A sintonia dos dois em campo era clara. E fora também. Quando Reid foi dispensado do Eagles em 2013, e contratado pelo Kansas City Chiefs, Pederson o acompanhou. Sob a tutela de Reid, desta vez, como coordenador ofensivo, Pederson deslanchou.

Seu desempenho atraiu a atenção de outros times, especialmente daquele onde o jogador passou boa parte de sua carreira. Em janeiro de 2016, Pederson foi anunciado como novo Head Coach do Philadelphia Eagles. O anúncio confirmou aquilo que Reid já via há cerca de 15 anos, e deu a Pederson a oportunidade de ocupar a função que foi de seu mentor por mais de uma década.

 

Estreia como adversários

Neste domingo (17), os dois se encontram de novo, quando o Philadelphia Eagles visita o Kansas City Chiefs, na semana 2 da temporada 2017. Mas, pela primeira vez após 13 anos de trabalho juntos, eles estarão em lados opostos do campo como técnicos.

Andy Reid se mostrou tranquilo com a estreia contra seu pupilo. Ele declarou:

“Tenho muito respeito por Pederson, e acho que ele está fazendo um trabalho excelente. Mas assim que começa o jogo, você está jogando, e não importa quem está do outro lado.” 

De seu lado, Pederson, que guarda diversas similaridades com seu “ex-chefe” afirmou:

“Reid me ensinou sobre consistência, ser honesto, ser aberto e justo com os jogadores.”

O grande desafio deve ser das equipes ofensivas, que enfrentarão uma defesa que conhece as táticas de ataque do adversário devido à história dos dois técnicos. O Kansas City, em ótima fase após uma vitória categórica sobre os Patriots é o favorito. Mas o Philadelphia, que apresentou um ataque sólido contra o Redskins na primeira semana, pode surpreender. O encontro promete!

Fontes: Philly Voice, Kansas City Chiefs Official Website

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *