CBFA CHANCELA CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO DE FA

CBFA CHANCELA CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO DE FA

Que o Futebol Americano tem sofrido uma evolução e reconhecimento significantes nestes últimos tempos, no Brasil, não é novidade. Desde congressos que reúnem coaches de todos os cantos do país, até projetos para implantação da modalidade dentro das escolas municipais, o esporte tem tomado grande proporção. Mas agora, é a vez das mulheres mostrarem que não são fracas, não! O Campeonato Feminino agora é chancelado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano, a CBFA.

 A modalidade feminina

Foto: Bruno Oliveira Lima/Divulgação Spartans Football

O esporte cresceu no país. As mulheres também foram se interessando e, aos poucos, conquistando seu espaço. Dentre amistosos e jogos treinos, com o aumento no número de times, foi necessário a criação de campeonatos a fim de estimular a competitividade.

Atualmente, o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano é quem supre essa necessidade. Até então, a competição não era associada à CBFA. Era organizado pelos próprios dirigentes dos times, que formavam uma espécie de comitê ,buscando gerenciar de forma igualitária o campeonato.

CBFA trazendo novas oportunidades e traçando metas

As vozes femininas foram ouvidas e a notoriedade, por fim, chegou. A CBFA notificou que agora o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano deixa sua independência de lado e será chancelado pela Confederação. A ideia é que o campeonato comece no meio do ano (assim como ano passado), porém a data ainda está a ser definida de acordo com os jogos da BFA.

Sistema de disputa

Será disputado no sistema chaves, divididas prioritariamente de acordo com distâncias entre as equipes e possivelmente ranking.

As duas melhores equipes de cada grupo (no caso de 2 grupos) ou as primeiras colocadas mais a melhor segunda (no caso de 3 grupos) farão as semifinais, de acordo com regras do regulamento. As vencedoras dos dois confrontos semifinais farão a grande final.

E quais serão os benefícios ao ser chancelado pela Confederação?

A partir do momento que a entidade máxima assume que existem mulheres praticantes e a colocam dentro dela, isso mostra que o esporte está caminhando por um bem em comum: consolidação do esporte.

Os custos do campeonato eram uma das maiores dificuldades, pois as distâncias eram grandes e as viagens saíam caras. Então neste primeiro ano, a intenção primordial é tentar diminuir os gastos casando os jogos com os da Liga Masculina e buscando apoios.

Além da redução de custos, haverá uma padronização de materiais de campo por meio das federações. E a final, de agora em diante, será organizada pela CBFA, com direito a premiação.

O marketing do campeonato também não ficará por baixo e dará a atenção merecida. A página de Facebook e o portal da CBFA divulgarão as informações sobre os campeonatos e os jogos. Sem contar na possibilidade da transmissão dos jogos pelo novo site.

Seleção Brasileira

Ao se filiarem à Confederação, as atletas terão a possibilidade de serem vistas e convocadas para a formação da seleção. A CBFA já está correndo atrás de informações para aprimorar a ideia e concretizá-la. O objetivo pro ano que vem é realizar amistosos visando a preparação para um Campeonato Mundial.

E aí, já pensou a mulherada equipada vestindo verde, amarelo e azul, representando nosso país num mundial?! Vamos torcer pra que isso de fato aconteça.

Por ora são só essas informações (que já nos deixaram contentes) sobre a nova etapa esporte feminino no Brasil!

Ah, e se você é presidente de algum time e ficou interessado em se inscrever e quer saber mais sobre, você encontra tudo no site da Confederação.

Observação: A presidente do Big Riders FA, Tatiana Sabino entrou em contato conosco e solicitou a retirada da foto de sua equipe por não estar de acordo com chancela da CBFA ao campeonato feminino. Vamos apurar mais informações acerca do assunto junto à CBFA e traremos conteúdo atualizado.

Foto da capa: Divulgação Brasília Pilots/Galera na Foto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *