CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO DE FUTEBOL AMERICANO 2017

CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO DE FUTEBOL AMERICANO 2017

Não é de hoje que as mulheres estão conquistando seu espaço em praticamente todas as áreas, ditas como exclusivamente ou parcialmente masculinas, e o futebol americano é uma delas.

Visto como um esporte violento, de extremo contato e jogado por “ogros”, as meninas vem para mostrar que são apenas estereótipos. Lógico, tem muito contato, e quanto à “violência”, não é nada maior que qualquer outro esporte, até aqueles praticados em escolas e estão na grade curricular. A questão é que as mulheres conseguiram, aqui no Brasil, o que muitos não acreditavam: um campeonato só delas.

Já tivemos algumas edições de campeonatos femininos, antigamente chamado de “Endzone”. Diferente dos campeonatos nacionais masculinos, essa liga não possui confederação, sendo organizada pelos próprios dirigentes dos times. Por conta disso, não temos ainda uma data definida para os confrontos, mas apenas uma previsão, que seria por meados de julho.

Na competição, temos estreantes e outros times já mais experientes. Vamos conhecer um pouquinho de cada um:

Sinop Coyotes FemininoO Coyotes Women’s representa Sinop – MT e foi fundado em janeiro de 2015, pelo atual head coach Douglas Pitbull. Douglas tinha um desafio: despertar o interesse das mulheres no futebol americano. O resultado foi imediato, tanto que, na primeira participação no campeonato brasileiro, levaram a taça e continuam com o trabalho sólido e muita dedicação ao esporte, sendo um dos principais nomes do futebol americano feminino no Brasil.

Sinop Coyotes Feminino

Brasília Pilots: equipe fundada em fevereiro de 2016, sendo o primeiro time de futebol americano feminino do Distrito Federal a se inscrever em um campeonato fullpads. Começou tímido: era um misto de 10 pessoas, e logo começou a crescer, contando, atualmente, com 37 atletas e 5 pessoas na comissão técnica, que é composta por gente experiente, como ex-jogadores e jogadores de times tradicionais como Brasília V8, Tubarões do Cerrado e Alligators, que comandam duas categorias no time: fullpads e flag. Em questão de títulos, com 3 meses desde a sua inauguração, inscreveu-se no Circuito Nacional de Flag, em Cuiabá, e na primeira etapa, acabou em 2º lugar, classificando-se para os playoffs.

O principal objetivo do Pilots é “inspirar cooperação entre todos os times do DF e assim, acima de tudo, fazer o esporte crescer e espalhar a alegria do futebol americano pelo país”.

Errata: anteriormente, foi citado na matéria que o Brasília Pilots é o primeiro time de futebol americano feminino do Distrito Federal. A Izabel, nossa leitora, nos alertou do erro e nos corrigiu, mencionando que o time em questão é o primeiro a se inscrever em um torneio fullpads no Brasil e não o primeiro a existir. Anteriormente, já passaram pelo DF os seguintes times femininos: Brasília Calangas, Brasília Alligators (flag) e Brasilia V8 Feminino. Pedimos desculpas pelo mal entendido e agradecemos o contato para nossa correção. 

Brasilia Pilots

Curitiba Silverhawks: O Silverhawks passou por diversas mudanças até se tornar o que é hoje. Iniciou em 2015 como Curitiba Guardian Angels, passando a fazer parte do Brown Spiders, para logo depois desvincular-se e formar o time atual. Com sede em Curitiba, conta com 40 atletas ativas e procura se firmar entre as principais equipes de futebol americano do país.

Curitiba Silverhawks

Fluminense CariocasA equipe foi um projeto chamado “seleção carioca“, fundado em 2011 e protagonizaram a primeira partida fullpads feminina no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em um desafio RJ X MT, com fusão de diversos times da cidade maravilhosa para essa partida. Após isso, levaram a ideia adiante, conseguiram mais meninas para treinar e em 2014 surgiu o Cariocas F.A. Até o atual momento, estão em união com o Fluminense, com “residência” nas Laranjeiras, definindo o futuro da equipe com a nova parceria.

maxresdefault

Vasco Patriotas Feminino: A equipe foi fundada em julho de 2004, em parceria com o Vasco, tendo como cidade sede o Rio de Janeiro e a Tatiana Sabino na presidência. Em questão de títulos, o Vasco tem uma bagagem extensa: Areia 7×7, campeão carioca 2005, Tri campeão Saquarema Bowl, Taça Rio 2009, Grama 9×9, Beach Flag 2017, Copa espiritossantense 2009. O time já possui experiência no assunto, sendo assim, um dos nomes mais conhecidos no cenário de futebol americano feminino no Brasil.

Vasco Patriotas FemininoSpartans FootballO time foi fundado em 2007, com sede em São Paulo-SP e vem para conseguir seu lugar no cenário do futebol americano no Brasil, após uma breve pausa nas atividades. A equipe feminina foi criada em 2016, para juntar-se com outras categorias já existentes no time: full pads e flag football (masculino e feminino). Na comissão técnica do Spartans, contam com uma presença ilustre: Tony “Touchdown” Simmons, ex-jogador da NFL, com passagens por New England Patriots, Cleveland Browns, Indianapolis Colts e pela NFL Europe, onde atuou no Barcelona Dragons.

Spartans Football

2 thoughts on “CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO DE FUTEBOL AMERICANO 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *