BRASIL ONÇAS x ARGENTINA HALCONES

BRASIL ONÇAS x ARGENTINA HALCONES

O jogo mais esperado do FABR rolou neste sábado, dia 16 de dezembro no Estádio Mineirão. Um clássico do futebol, agora na bola oval. Pela primeira vez o Brasil Onças encarou o time argentino, Argentina Halcones.

Além de usar um estádio de Copa do Mundo, palco do famigerado 7×1, o jogo contou com transmissão pela ESPN e um evento sobre a cultura americana antes da partida. O American Day foi um evento gratuito na Esplanada do Mineirão, onde tiveram lojas temáticas, football experience, esportes americanos, jogos participativos, foodtrucks e espaço kids.

Antes do grande dia, as duas equipes se preparam para se enfrentar. Vamos saber um pouco sobre o preparo de cada time?

BRASIL ONÇAS

ARGENTINA HALCONES

Batemos um papo antes da partida com o Coordenador Ofensivo da Seleção Argentina de Futebol Americano, Hugo Ferreyra, que nos contou em que pé anda o futebol americano em seu país. Hugo começou sua carreira em 2004, ao se aposentar em 2012, assumiu como HC. Hoje, é assistente ofensivo do Halcones.

A Seleção Argentina existe desde 2005, mas se afiliou à IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano) em 2009. Estão treinando desde outubro para esse amistoso, três treinos semanais, isso para alcançar suas expectativas para o jogo, que era realizar um grande encontro e claro, ganhá-lo. O que mais valoriza em sua equipe é o compromisso e a dedicação. Além das qualidades técnicas de um jogador, exige que esse jogador esteja 100% comprometido com o processo e que esteja disposto a dar tudo pela equipe e seus companheiros.

FUTEBOL AMERICANO, MAS 9X9

Na liga argentina, os times jogam com apenas nove jogadores em campo. O esporte ainda está crescendo no país, por isso, praticam o 9×9, que não exige tantos atletas disponíveis. Assim, os rosters são de 35 jogadores no máximo. Algumas equipes passam dificuldades para reuni-los. Se jogassem de 11, necessitariam ampliar o roster, com o qual seria ainda mais difícil para todas as equipes completar um roster.

BRASIL ONÇAS

O time apresentou um excelente resultado na partida contra a seleção do Chile, com uma diferença de mais de 20 pontos no placar final, consideraram que foi uma prova de que estavam melhor em termos desportivos e de organização, mas não é comparação com o nível demonstrado pelo Brasil nos últimos tempos. O Brasil vem de um mundial, ganhando a classificação do Panamá, um país com quase 40 anos de tradição em futebol americano.

Anteriormente o Brasil ganhou do Chile e do Uruguai por ampla diferença, e não deixou de crescer nesses anos, então acreditam fielmente que será uma partida duríssima. Sua confiança está em seus atletas e em seus treinamentos.

BRASIL ONÇAS

Na Coletiva de imprensa, o HC da Seleção Brasileira, Biel, nos contou como andam os treinos e sua expectativa para a partida. Ele acredita que, por seu adversário usar a formação 9×9 e por não terem tantas opções de atletas, o Brasil vem com certa vantagem, pois possui vastas opções de jogadores de bom nível.

A expectativa para o jogo é grande, um grande público é aguardado. Já dentro de campo, é um grande suspense. O time argentino não possui vídeos para serem analisados, o que complica no treinamento do Onças. Mas o HC Biel afirmou que apenas de ver o Halcones se aquecendo, já poderá analisar a partida. Isso acaba deixando o HC com uma pressão a mais, considerando que a equipe brasileira é a favorita para vencer o jogo.

BRASIL ONÇAS

TRAINING CAMP

O training camp rolou no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. A estrutura fornecida para esse treinamento foi muito elogiada pelos atletas: grama de qualidade, vestiários excelentes e alimentação e hidratação disponíveis durante todo o treino.

Os jogadores brasileiros estão aproveitando a convivência pra estreitar as amizades entre eles e criar uma união e confiança, que deve ser refletida dentro de campo.

Após a coletiva de imprensa, o Coach Biel liberou o DE #90 Jow para um bate papo rápido. Ele nos deu a seguinte declaração.

“Espero um grande jogo! Será o primeiro jogo de nível internacional aqui no Brasil, os atletas estão sendo muito bem preparados, estamos tendo um apoio muito grande da comissão técnica. Muitas coisas novas acontecendo, muitos novos estímulos. Eu estive no último traning camp, e a diferença é grande. A estrutura de alta qualidade, incluindo transporte, alimentação, campo e vestiário. E isso facilita para a concentração, para o nosso trabalho e nosso desempenho dentro de campo. Sobre o jogo, infelizmente a gente não conhece o jogo da Argentina, analisamos poucos jogos, mas temos um vasto pacote de jogadas pronto e vamos seguir as tendências quando chegarmos no jogo.”

O JOGO

A partida começou de baixo de muita chuva e por conta da bola molhada, várias jogadas foram mal sucedidas. Logo no 1º Qrt o WR Meurer #1, do Brasil Onças, sofreu uma lesão e precisou ser retirado de ambulância.

O placar foi aberto pelo Onças com o #41 Maranhão, que já no primeiro tempo da partida fez dois TDs, ambos convertidos pelo K #5 Aranha. O QB #9 Álvaro arriscou com suas famosas corridas. A defesa do Halcones surpreendeu a todos com uma excelente atuação. Não foi uma partida tão fácil como muitos esperavam. Mas a defesa brasileira tbm fez a sua parte! O DE #90 Jow, conseguiu forçar um safety, afastando ainda mais o placar entre as equipes.

BRASIL ONÇAS

Durante o intervalo as Cheerleaders do Brasil Onças, mesmo de baixo de chuva, acompanharam uma bateria de escola de samba para animar a torcida presente.

No segundo tempo, a defesa do Onças não deixou o ataque da Argentina Halcones avançar, forçando mais um safaety. O clima em campo era outro, um time mais calmo e mais descontraído, o que facilitou para o ataque mostrar mais serviço em campo. O #41 Maranhão, #13 Rudá e o #6 Branco entraram com tudo na esdzone. Foram três TDs com pouco intervalo de tempo.

A equipe brasileira no 4º Qrt de jogo já tinha 38 pontos de vantagem. A defesa do Onças deu bastante trabalho para o Halcones, e a partida foi encerrada com um clima bem diferente de toda a rivalidade existente nos outros esportes.

BRASIL ONÇAS 38 x 00 ARGENTINA HALCONES

Se você pensou que por ser um amistoso da seleção masculina a mulherada estaria de fora, pelo contrário, a Assistente de Head Coach, Luciana Elisa do Minas Locomotiva, estava ali presente representando todas as mulheres que se esforçam para esse esporte crescer. Parabéns, Lu!

Para acompanhar o FABR, é só ficar ligado no NFL Luluzinha Club.

Enjoy! <3

One thought on “BRASIL ONÇAS x ARGENTINA HALCONES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *