1° CAMPEONATO CARIOCA DE CHEERLEADING

1° CAMPEONATO CARIOCA DE CHEERLEADING

Pra você que estará no Rio de Janeiro no dia 4 de dezembro, o NFL Luluzinha Club indica um super evento para assistir. É o primeiro Campeonato Carioca de Cheerleading! Será na Arena 1 do Grajaú Country Club.

Em 1870, na Universidade de Princeton nos Estados Unidos foi criado o Cheerleading, é uma mistura de dança, com ginástica e várias acrobacias, tendo como objetivo animar a  torcida.  E hoje é uma atividade física reconhecida, com várias modalidades. Mas não pense que é fácil! É um trabalho em equipe em que é necessário ter muita superação de limites, força, flexibilidade, ritmo e não ter medo de desafios. Presente na NFL, o Brasil é representado por Vera Lúcia, de Brasília, Ana do Rio de Janeiro e Érica, de São Paulo. cheerleaders do Miami Dolphins.

E para entender um pouco mais sobre a competição, nós batemos um papo com o Felipe Leal, diretor do Campeonato, diretor do Grupo Brasil Cheerleading e atleta da equipe Royal Cheer Rio.

Luluzinha: Como surgiu o interesse por Cheerleading?

Felipe: Eu era atleta de Judô e Artes Marciais desde bem pequeno, então já era da área que lidava com o corpo. Assim que entrei na faculdade, em 2013, descobri um projeto de Ginástica Olímpica gratuito no Núcleo da Universidade Estadual, e lá eu comecei a aprender rapidamente a fazer acrobacias. Um dia, enquanto estava praticando, uma menina me convidou para participar de um treino de Cheerleading da equipe dela, chamada All-Star Avengers. Fui e acabei me apaixonando pelo esporte de cara! Porém, eu tinha que fazer uma escolha, essa equipe iria competir 3 meses depois no Chile, então eles me dariam uma vaga se eu participasse dessa loucura junto com eles. Não pensei duas vezes, juntei meu dinheiro e entrei de cabeça no esporte, treinando muito e me dedicando. No fim daquele ano, nossa equipe foi a primeira equipe brasileira a participar de uma competição de Cheerleading fora do país e quando voltamos, participamos do Campeonato Nacional, em que fomos Campeões!

Luluzinha: O regulamento de Cheerleading mais usado no Brasil foi desenvolvido por você, é palestrante do Curso Varsity de montagem de rotinas e regras do Cheerleading, Jurado de Competições de Cheerleading, e muito, muito mais. Com 21 anos você possui um currículo impressionante dentro do esporte, mas mesmo assim ainda acontece o preconceito por considerarem uma prática feminina? Como você lida com esse preconceito?

Felipe: Bem, a maior imagem que se associa ao praticante masculino são os filmes antigos sobre cheerleading, que demonstram preconceito ao dizer que os meninos são gays e mulheres oferecidas. Porém essa imagem é desvinculada rapidamente a partir do momento que uma pessoa assiste uma apresentação! E existem vários tipos de Cheerleading, e o que estamos lidando é o Cheerleading “Atlético”, que não tem uso de pompom e props (bandeiras, itens de animação e etc).

Luluzinha: Quantos atletas e equipes serão recebidas no Campeonato?

Felipe: No Campeonato Carioca até agora, serão recebidos 190 atletas de diferentes categorias, representando 10 equipes diferentes.

Luluzinha: E quais são as categorias?

Felipe: Equipe Coed (homens e mulheres) nível 4 All-Star

Equipe Coed (homens e mulheres) nível 3 All-Star

Equipe Coed (homens e mulheres) nível 2 All-Star

Equipe All-Girl (mulheres) nível 2 All-Star

Equipe Coed (homens e mulheres) nível 3 Universitária

Equipe Coed (homens e mulheres) nível 2 Universitária

Equipe All-Girl (mulheres) nível 2 Universitária

Luluzinha: Qual será o próximo passo após o Campeonato Carioca de Cheerleading?

Felipe: Desenvolver para ano que vem mais campeonatos regionais, fazendo o esporte crescer nas micro-regiões. Auxiliar as equipes do estado do Rio com investimento de empresas privadas, para que possamos ter mais núcleos esportivos com ótima qualidade, trabalhar o crescimento e oportunidade para atletas de classe baixa. E sempre continuar estimulando o esporte pelo Brasil, trazendo mais noticias nos grupos e páginas que trabalho no Facebook.

As vendas dos ingressos antecipados para o Campeonato começam dia 21, no valor de 10 reais e poderá ser adquirido com uma das equipes participantes. No dia do evento, o valor do ingresso será de 20 reais. Crianças de até 10 anos não pagam, só apresentar documento de identificação na entrada. Cada ingresso vendido, terá 20% do valor destinado de volta às equipes participantes!

Relembrando, dia 4 de dezembro, na Arena 1 do Grajaú Country Club.

Para saber mais sobre o 1° Campeonato Carioca de Cheerleading, é só ficar ligado no NFL Luluzinha Club.

Enjoy!! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *